O que é tecido?

BEM CARREGAR BEBÊ – BRASIL

Autora do texto: Tatiana Serra Dutra Gianeti

 

 

O que é tecido?

O tecido é um material à base de fios de fibra natural, artificial ou sintética, que compostos de diversas formas tornam-se coberturas de diversos tipos formando roupas e outras vestimentas e coberturas de diversos usos, como cobertura para o frio, cobertura de mesa, limpeza, uso medicinal (como faixas e curativos), entre outros.

Conhecer a origem e as principais características dos tecidos é fundamental para fazer a escolha certa. Por isso, criamos um Dicionário de Tecidos repleto de informações que vão te auxiliar na hora da ESCOLHA DO SEU CARREGADOR.
Antes de começar, é preciso esclarecer alguns conceitos básicos que vão facilitar o entendimento do que vem adiante. Vamos lá?!

 

TECIDOS EM FIBRAS NATURAIS:

São tecidos feitos a partir de matérias-primas presentes na natureza, seja de origem animal, vegetal ou mineral. Tais como linho, seda, algodão, lã, bambu, rami, etc. Possuem um valor agregado bem superior aos sintéticos, mas demandam também muito mais cuidado.

 

TECIDOS EM FIBRAS SINTÉTICAS:

São aqueles tecidos cujas fibras são produzidas em laboratório, a partir de produtos químicos. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o poliuretano elastomérico PUR (Elastano), além das Aramidas (Kevlar e Nomex). São mais duráveis e fáceis de cuidar, podendo ser lavados sem problemas, porém são menos sofisticados do que as fibras naturais.

 

TECIDOS EM FIBRAS ARTIFICIAIS:

São aqueles tecidos cujas fibras são a partir de um derivado natural da celulose (aí são utilizados produtos como o línter do algodão) e construídas pela ação do homem. Tais como viscose, acetato, lyocel.

 

Todos os textos disponibilizados pelo grupo Bem Carregar Bebê – Brasil são de livre circulação e uso não comercial. Somos um grupo de assessoras que pretende difundir o Bem Carregar de forma democrática, gratuita e livre, portanto ao utilizar informações publicadas nos arquivos do grupo, citar obrigatoriamente fonte e autoria.